domingo, 2 de outubro de 2016

Felicidade....
















O meu coração hoje está cheio de felicidade!
Não, não é só de hoje, tem sido assim de algum tempo para cá. Principalmente, quando deixei de ser passiva e passei a ser ativa. Ou seja, a construir a minha felicidade!
E o que é que significa a minha felicidade?
Nada é mais do que a minha família, a minha casa, os meus amigos e o que me realiza profissionalmente!
Esta mudança nunca acontece de um dia para o outro, como vocês bem sabem. Esta mudança já tinha começado bem antes de me ter sido diagnosticado cancro da mama. Este diagnóstico apenas me deu mais força para continuar a minha demanda.
A minha vida sofreu uma reviravolta à cerca de três anos atrás! Tudo começou no em Junho de 2013. Senti um carocinho no peito esquerdo, mas não liguei. Pensei que era de estar naquela altura do mês. Mas não passou e até cresceu. (Eu que não ligo nada a médicos e só vou em último caso, fiquei preocupada e resolvi ir ao meu ginecologista).
O médico viu, analisou e disse-me: ummmm... Isto não é nada de preocupante, mas, pelo sim, pelo não, vamos fazer uma eco e uma mamo.
E lá fui eu.
A médica  que me realizou o exame não conseguiu determinar se era algo de maligno. Tudo indicava que não, mas sugeriu uma biopsia.
E lá fui eu.
Estávamos nós já em outubro. Entretanto, o carocinho cresceu e começou a ficar dorido. Foram quinze dias de angústia até saber o resultado. E o resultado, veio em forma de telefonema. Estava na cozinha e sentei-me no chão. Do outro lado, a médica dizia-me: Sabe... Não tenho boas notícias... Confirma-se que tem cancro.... Tem de passar cá amanhã para levantar o relatório e ir mostrar ao seu médico.
Fiquei um minuto atordoada no chão da cozinha, o meu marido incrédulo a olhar para mim e a perceber o que estava acontecer. Não chorei, fiquei anestesiada e apenas reagi.
Telefonei para a clínica, consegui o telefone do meu médico, enviei-lhe mensagem a informar a situação e no outro dia, estava no hospital a ter a minha primeira consulta da mama com o relatório na mão.
Continuei a não chorar e apenas a reagir. A médica foi uma querida e disse-me: Filha, isto foi detetado a tempo. Não é disto que vais morrer. Mas o sítio onde se encontra e como não tens um peito muito grande, o melhor é tirarmos tudo....
E eu nem hesitei e disse-lhe: Se esse é o caminho, vamos lá. Tire.
E no dia 13 de dezembro, tirei o peito e comecei o meu processo de reconstrução mamária.
Saí na véspera de natal e resolvi que iria fazer a minha felicidade.
O meu tipo de cancro é o I, logo não foi preciso fazer radio ou quimio. Apenas tomo um comprimido todas as manhãs, o que torna tudo mais fácil.
Apenas chorei uma vez, no dia que cheguei a casa. E não foi preciso mais.
Não que eu seja uma pessoa forte ou mais forte do que as outras, não. Apenas preferi reagir e aproveitar ao máximo as coisas boas que a vida me oferece.
Pelo caminho, conheci pessoas fantásticas, mas que já partiram (Uma delas foi a minha querida Alice que tinha um sorriso lindo. O meu girassol e que nunca irei esquecer). Outras ainda continuam na minha vida!
No fim, este diagnóstico deu-me forças para continuar no meu caminho para a felicidade.
E ontem, foi um muito dia feliz. O meu projeto profissional deu os primeiros passos reais. E eu sei que vai ter sucesso  porque somos seis mulheres cheias de fibra.

E por aqui me fico!
Fiquem bem!


8 comentários:

  1. Serena, que coisa boa que te livraste desse carocinho e doença. E que segues feliz, confiante sempre, animada no futuro e assim deves seguir! Boa sorte nesse empreendimento profissional! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica, sim já livrei. Estou ainda a ser vigiada, mas nada que não me impeça de sorrir! Obrigada e boa semana! Beijinhos Serena

      Eliminar
  2. Serena, estou sem palavras! Mas já percebi a fibra e a força de que és feita, irás sempre reagir e lutar por aquilo que te faz feliz. Muita sorte nesse projeto. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada GM! E é isso mesmo! Nunca se baixa os braços! Luta-se sempre! Beijinhos Serena

      Eliminar
  3. Querida Serena, não me alongo...poderia fazê-lo e sabes bem que sim...hoje vou assumir que te conheço na vida real...sem te perguntar sequer se o posso fazer...apenas para confirmar a pessoa especial que és e que tenho tido a sorte e privilégio de ver florescer!!!! Beijinhos amiga querida...obrigada por estares na minha vida!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, tu foste uma das boas surpresas que a vida me deu! Tu consegues tirar o melhor de mim e fazer-me crescer! Eu é que agradeço o facto de confiares em mim e de fazeres parte da minha vida! Beijinhos Serena

      Eliminar
  4. Em poucas palavras, até porque perante todas as palavras que acabei de ler me sinto pequenino para comentar tamanha força que elas têm com elas, Serena.. Bem Haja, pelo exemplo de vida que acaba de partilhar connosco!!
    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio pela sua gentileza! Sou apenas uma, mais afortunada que outras que combatem esta luta, com forças mais desiguais que a minha. Beijinhos Serena

      Eliminar