terça-feira, 13 de setembro de 2016

O meu pai


A minha relação com o meu pai é um pouco diferente do habitual.  Não me interpretem mal. Eu amo o meu pai, mesmo muito, Ninguém é perfeito. E esta máxima aplica-se também ao meu pai e eu sempre o soube, mesmo em criança.
Por isso, a imagem de super herói que as crianças têm do pai, eu não a tenho e nunca a tive. Para mim, era uma pessoa com muitas qualidades e com alguns defeitos. Não sei, se foi por ter sido criada pelos meus avós, mas nunca vivi esse imaginário de pai herói. Talvez, seja essa a explicação. No entanto, pode-se dizer que era a menina do Papá, a única rapariga de três filhos.

O meu pai sempre foi um pai brincalhão! Chegava a casa depois do trabalho e vinha brincar comigo e com o meu irmão (o meu irmão mais novo só apareceu mais tarde e já não apanhou esta fase do meu pai)! Ponha-se de gatas, e fingia que era um cavalo! Outras vezes, fazíamos jogos de dominó, de cartas. Eram serões muito divertidos e bem passados. Adorava quando me sentava no colo dele e me contava histórias ou sossegava depois de um grande raspanete. Eu chorava, pois sabia que me tinha portado mal, ele consolava-me e chorava comigo. Fazia o mesmo aos meus irmãos (Acho que a característica de chorona, herdei-a dele).

Há medida que fui crescendo e me tornei adolescente, a nossa relação foi ficando mais conflituosa. O meu pai, fruto da educação que tivera, era rígido para connosco. Sendo a mais velha e ainda por cima rapariga, tornou-se mais difícil conquistar a minha liberdade. Só para terem uma noção, com 17 anos, apenas podia ir ao café à noite com as minhas vizinhas da frente e tinha que estar em casa às 10h da noite!
No entanto, e apesar desta rigidez, nunca fui capaz de ser muito desobediente, como é típico dos adolescentes. Mas as discussões foram muitas. A nossa relação só melhorou quando casei.
Agora, damo-nos bem, mas ainda choco com ele devido a algumas atitudes que toma e com as quais não concordo. Às vezes, parece uma autentica criança. Não faz o que os médicos mandam. Também sei que é típico da idade. Já tem cerca de 70 anos.

Hoje, então, apanhou mais um susto. Para além da diabetes, hipertensão, colestrol, problemas de coração, e outras coisas mais, tem ainda problemas renais. O médico chamou-o de novo para repetir as análises, pois os níveis de potássio estavam elevados. O rim não estava a funcionar em condições. Resultado: ficou internado algumas horas. E o diagnóstico não será  bom, se os valores não baixarem até sexta-feira, dia que irá repetir as análises. Ou seja, terá que fazer hemodiálise!
Céus... E o meu coração está apertadinho. Por ele, pela minha mãe e por mim. Vamos esperar pelo melhor!
E por aqui me fico!
Fiquem Bem!


8 comentários:

  1. Lindo o teu relato sobre o teu pai, figura sempre importante nas nossas vidas. Desejo pra ele que tudo fique bem e os exames sejam satisfatórios! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chica! Sim, vamos torcer pelo melhor! Beijinhos Serena

      Eliminar
  2. O texto demarca-se pela beleza da escrita. A capacidade de atrair e nos levar à leitura com o desejo de que cada linha nunca será a última. Parabéns Serena. Por fim.. Os meus votos de rápidas melhoras de seu pai, a grande fonte de inspiração para este, preocupado, respeitável, delicioso, texto!!
    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sérgio! Sempre muito gentil! Leitores como o Sérgio são o deleite de qualquer escritor, mesmo de um que não seja tão prolífero nas palavras e na eloquência! Mais uma vez obrigada. Beijinhos Serena

      Eliminar
  3. Pai que é pai deve ser uma pessoa que cuida bastante dos seus filhos e que lhes dá toda a atenção do mundo,pelo menos,é a minha opinião!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão querida Mónica! Um dia muito feliz. Beijinhos Serena

      Eliminar
  4. As melhoras do pai querida Serena. Gosto muito da forma como partilha a sua bagagem de sentires e memórias...obrigada por isso.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Maria! É muito gentil da sua parte! Beijinhos Serena

    ResponderEliminar