quinta-feira, 15 de setembro de 2016

E vão começar as aulas!



E vão começar as aulas!
Lá volta a correria do costume!
- Madalena, levanta-te está na hora!, chamo-a pela quarta ou quinta vez.
Sim, fazer com que a Madalena saia da cama. por si só, é uma verdadeira demanda. Desde pequenina que a Mada é assim. Ela tem todo o tempo do mundo e responde-me sempre com a maior calma: "Mãe, não stresses. Ainda tenho tempo!" E eu, a ver as horas a passar e ela a arrastar-se para sair da cama, a pedir licença a um pé para poder levantar o outro! Dá-me cabo dos nervos! Não aguento!
Por outro lado, o Gil é o oposto. É o galo da madrugada cá de casa, É o primeiro a levantar-se e a despachar-se para ir para a escola,  Aliás, é o primeiro a passear a cadela! Sim, nós cá em casa temos turnos para levar a Linda à rua.
É ele, que por seu lado, passa o tempo todo a dizer: - Ainda não estão despachados?! Vou chegar atrasado à escola! Mãe, diz à Mada para se despachar! Sabes que não gosto de chegar atrasado!
Todas as manhãs era isto!
Este ano, cá em casa, foram tomadas algumas medidas relativamente ao novo ano escolar.
Decidimos, em conjunto, que já não se justificava a frequência do ATL e atribuímos novas responsabilidades aos miúdos.
Aliás, já este verão, começaram a ficar sozinhos em casa enquanto eu e o pai íamos trabalhar. Para lhes incutirmos alguma responsabilidade, todos os dias eram-lhes atribuídas algumas tarefas domésticas. Que, com mais ou menos resmunguisse, foram sendo cumpridas.
Esta semana começaram a rever a matéria e a estudar todos os dias para que o regresso às aulas não seja tão custoso. Este primeiro período irá ser um teste a este aumento de responsabilidade. Se as notas não baixarem, para além de manterem as actividades extra curriculares, continuam sem ir ao ATL. Caso contrário, teremos que voltar a colocá-los na explicação e perdem as actividades que tanto gostam.
Vamos ver como corre...
Tanto o Gil como a Mada têm aulas, na sua maioria, no turno da tarde. No entanto, este ano a Mada tem um horário muito cumplicado e com pouco tempo para estudar. Teremos que elaborar um plano de estudos. Só para nota: a Mada vai começar o 8º ano e o Gil está no 9º.
E, no meio disto tudo, apenas desejo que o próximo ano seja de sucesso e que consigam alcançar tudo a que se propuserem!
E por aqui me fico!
Fiquem bem!

10 comentários:

  1. Início de aula, volta das rotinas todas! Desejo boa sorte no ano letivo à Mada e Gil! Boa sorte, muitos estudos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Adora dormir! E muitas vezes penso, quem me dera poder ficar um pouco mais na cama. Principalmente de Inverno, que sabe tão bem!:). Beijinhos Serena

      Eliminar
  3. Boa sorte com as aulas dos teus filhos e que tudo lhes corra bem!! Tudo de bom para ti e toda a tua família!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Mónica! Tudo de bom para si e para a sua família! Beijinhos Serena

      Eliminar
  4. Mudanças , ajustes, mudanças e nós sempre a querer acertar...como a compreendo Serena, bom regresso à rotina...por aqui ainda nem percebi bem que rotina vai ser esta este ano :) !
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As adaptações são sempre um pouco difíceis ao início, mas como bem diz, um ajuste daqui, um ajuste daqui e as coisas compõem-se e correm melhor do que se pensa. Beijinhos Serena

      Eliminar
  5. E eis que a rotina se faz de nova e revigorada de forças. Pois é Serena, começou! Mas como tem sido apanágio da família, não será este regresso que irá assustar o desenrolar de mais um ano lectivo que agora começa. Quanto me é dado perceber, tudo, e todos, está devidamente preparado para enfrentar esta rotina apenas um pouco mais exigente!! bj...nho, Serena!

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo! Entramos na rotina e depressa nos adaptamos, pois parece que nem saímos dela! Beijinhos Serena

    ResponderEliminar